No Expectations

Aparentemente, já passou um mês desde que aqui cheguei. Um mês. Dito assim parece muito tempo. Mas, para dizer a verdade, nem dei pelo tempo passar!

Os primeiros dias foram, sim, um bocado chatos: chegar a um sítio nove sem conhecer nada nem ninguém e ter que me fazer à vida sem ponto de partida é, de facto, um bocado assustador. O que é certo é que, rapidamente, as coisas foram-se compondo e hoje, fazendo uma retrospectiva, parece que foi sempre tudo muito fácil.

É claro que ainda me perco muitas vezes nos autocarros - porque apanho-o sempre no sentido contrário - e chego quase sempre atrasada às aulas... Mas não se preocupem porque está tudo sob controlo. O problema é que demoramos mais tempo a chegar aos sítios do que neles, propriamente dito. Mas pronto, não vou falar do sistema de transportes da capital italiana porque, talvez mais importante que todas as falhas que ela tenha seja o facto de eu estar nela! =D

Está a ser -como já vos disse - uma óptima experiência. Apesar de todos os sítios que já conheci, a verdade é sempre a mesma: quer estejamos na China ou em Itália (ou onde quer que seja, como, por exemplo, em Coimbra :D) o que mais importa são as pessoas que vamos conhecendo. E quanto a isso eu não me posso queixar muito! Já conheci mais que muitas e, da maior parte - como era de esperar -, já nem me lembro da nacionalidade, quanto mais do nome! É muito divertido conhecer gente nova todos os dias, saber coisas novas sobre outros sítios, outras línguas, outras culturas. Pode até parecer chato mas não é! Vale mesmo muito a pena!

De resto, a capital não é aquilo que vemos no cinema e na televisão. Não são só coisas maravilhosas, festas loucas, gente bonita e simpática. Há também o outro lado da questão. Há pessoas a dormir em tudo quanto é canto, em caixotes, panos e cobertores rotos. Alguns apanham o autocarro só para estarem mais quentes. Há gente muito mal formada em todo o lado. Pessoas bastante antipáticas e indelicadas. Lixo e desarrumação por toda a parte. Gente com ar muito suspeito a pedir dinheiro.

Mas isso é só uma pequenina parte do todo maravilhoso que é Roma e entretanto já aconteceram tantas coisas que algumas sei que já me esqueci.

Sei que esta retrospectiva não é la grande coisa mas o Halloween deixa-me deprimida.
Volto rápido. Miss you my ladies! :D *

PS. Ouvi Dulce Pontes, em plena rua, às 3 da manhã. =D

6 comentários:

  1. Depois de ver "Os Filhos dos Homens" não há como não ficar deprimida. E depois tu relatas que há pessoas a dormir em todo o lado e outros que andam de autocarro para estarem abrigados do frio.

    A civilização em vez de evoluir está a andar para trás.

    ResponderEliminar
  2. Ponto 1 - TRANSPORTES: A verdade é que a Rita é uma despistada e nunca sabe como chegar a minha casa. Dito isto posso também dizer que a culpa é da atac de eu ter esperado duas horas por ela e de ela ter ido a San Giovanni não sei do quantas a reclamar que nunca mais chegava ao pé de mim quando, na verdade, tinha passado a paragem horas atrás.

    Ponto 2 - LA DOLCE VITA: A vida é um Roma não é, verdadeiramente, tão doce como a pintam os filmes. Roma é a cidade eterna e é verdadeiramente bella!, mas o que respondem se vos disserem que os italianos pararam no tempo? E que são orgulhosos e nacionalistas ferrenhos? Que só vêem filmes no raio da língua italiana, só falam italiano, não param nos semáforos vermelhos, gritam uns com os outros no meio da rua, odeiam turistas...?

    O Halloween deixa toda a gente deprimida. Talvez porque todos temos muitos esqueletos no armário ou muitos monstros debaixo da cama que têm tendência a libertar-se no 31 de Outubro/1 de Novembro.

    *
    (Não sei porque raio pus-me a escrever eternamente, mas tinha muito para dizer! Meninas: a vossa amiga já não é só vossa, vão ter de partilhar! Baci!)

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de dizer que não têm maneiras decentes de escoar as ruas. Eu tenho um lago a porta de casa!, iupi (leia-se com tom sarcástico).

    ResponderEliminar
  4. ai que eu pensava que esta Ana era a nossa Ana e já ia dizer merda x) (desculpem Anas).

    Agora sim, olá Ana :p não nos esgotes a amiga que nós morremos de saudades mas aproveita-te dela!

    gostava tanto que houvesse italianos como no 'A Vida é Bela'... Mas se Roma é deslumbrante nem tudo é mau ;)

    beijinho Anas(todas!)
    (Monic nós podemos ser Ana Mónica e Ana Inês se bem que soa a cacafonia!) xD

    ResponderEliminar
  5. Bem, eu sou a Ana, ou a outra Ana, como se queira (mas acho que ser a outra n soa muito bem) enfim... Para deixar de haver confusões, passo a comentar aqui sob o log de Zé Mamas, va bene?

    E partilhar a nossa amiga contigo, Ana, n é mau, e ganhar mais uma! ;)

    ResponderEliminar
  6. OK!!eu gosto mt de "Ana" mas por favor ser Ana Cagão é que não XD

    ResponderEliminar