Black velvet if you please

Atendendo aos vários pedidos, vou contar-vos como têm sidos os últimos dias em Roma. Acho que vou abandonar o formato diário porque é um bocado chato.

Esta semana tive a minha primeira aula italiana. Foi na terça-feira e era às 12h. Saí de casa por volta das 11 porque ainda tinha que apanhar o metro e, quando chegasse à faculdade, podia correr o risco de não dar com a sala à primeira -com o meu jeito nada que fosse impossível! Acontece que esta terça o metro decidiu entrar em greve. Só consegui apanhar o metro por volta das 11.45h, o que significa que só cheguei à faculdade às 12.15h. Estava já a preparar-me para pedir desculpa ao professor quando percebo que a aula não só ainda não tinha começado, como era num anfiteatro enorme, cheio de gente. Lá consegui arranjar um espaço para me sentar e entretanto o professor começou a falar, preparem-se, para um microfone. Pois é. Aqui funciona tudo assim: com sistemas de som e imagem e não sei mais quê. (um luxo!)

Neste anfiteatro estavam cerca de 250 pessoas mas metade delas não se calaram um segundo que fosse e, (muita atenção agora) uma rapariga decidiu que aquele seria um bom sítio para atender o telefone! Não só o fez como, às tantas, já estava aos gritos a falar com não-sei-quem porque, com o sistema de som a dar voz ao professor, ela não conseguia perceber muito bem o telefonema. Mas acham que alguém se chateou? Que alguem achou estranho? Nada disso! Penso até que fui das poucas pessoas a ficar um pouco surpreendida!
No final da primeira hora de aulas (porque aqui há intervalo de hora em hora) fui falar com o professor. Ele não foi muito simpático mas, de qualquer forma, disse-me que só precisava de consultar a bibliografia e nada mais!

Regressei a casa logo após a conversa com o professor. Em primeiro lugar, acho que não ia perceber nada do resto da aula porque as pessoas que estavam à minha volta não se iam calar e, depois, porque acho que esta cadeira não é muito difícil, basta estudar um bocadinho em casa. Esta semana não fui mais às aulas mas na próxima vou começar a ir. Acho que vou começar a ir um bocadinho mais cedo a ver se arranjo um lugar perto de pessoas que, realmente, queiram estar na aula.

Esta semana vi uma senhora com um saco da Federação Portuguesa de Futebol. Ela não tinha muito ar de portuguesa e ia cheia de pressa, por isso não lhe disse nada. Mais à frente vi também uma outra senhora (não, não tinha nada português. Pelo menos que se visse) com cinco ou seis mini cães -daqueles com camisolas e tudo. Parece que está muito na moda, por estas bandas, ter essas amostras de cães. A Monic ia adorar dar-lhes biqueiros, acho.

Na quarta fui jantar a casa do Marco, com ele e os colegas de casa dele. São muito simpáticos e muito italianos. Depois do jantar fomos tomar café a Piazzia Bologna, mas viemos logo para casa porque não se estava a passar nada e não havia quase ninguém na rua.

No dia seguinte, depois do almoço, perto do metro Piramide, encontrei um senhor a vender livros na rua. Ainda procurei, mas não vi nenhum que me chamasse a atenção. Mas era um sítio muito fixe, cheio de livros usados, velhos, alguns já só com meia capa, outros mais sérios e melhor conservados. Estive um bocadinho à conversa com o senhor e ele disse-me que aquela banca já lá está há cerca de 14 anos e que pertencia a uma espécie de associação, "La Forchetta" (o garfo), e deu-me uns panfletos e jornais da associação. Foi muito simpático, o senhor. A ver se lá volto qualquer dia.

Ontem apetecia-me ir passear mas acabei por não o fazer. Andei para trás e para a frente à procura de um sítio onde se pudesse enviar um fax porque recebi um mail do driic a dizer que ainda não tinham recebido o meu documento de chegada. Acabei por conseguir enviar de um internet point porque em quase todos os sítios só conseguem enviar faxes nacionais. Despachei o a história do fax e fui para casa. Entretanto recebo uma mensagem dos franceses a combinar uma saída.

Comprámos as bebidas antes porque aqui não se pode comprar nada nos bares, como devem imaginar é caríssimo. Encontrámo-nos todos à saída do metro, em frente ao Coliseu, e da lá seguimos para Campo di Fiori. Estivemos lá bastante tempo e deu para conhecer algumas personagens engraçadas, entre elas uns senhores (tipo rastas) que moram na rua e andam com os cães, e um moço californiano - que mais parecia irlandês - que tinha tido uma namorada portuguesa muito estranha e por isso não gostava nada de portugueses (mas ele estava muito bêbedo e tinha um casaco verde bastante ridículo).

E foi assim a nossa noite. Por volta das 2h decidimos que íamos para casa mas só cheguei a casa já passava das 3h.

NOTA: Está um frio de rachar nesta cidade!

8 comentários:

  1. Estranho, este formato. Acho que gostava mais do outro, mas depressa me habituo. Gostei dos cães, das bebidas e dos italianos amigos do teu amigo marco!
    lol

    ResponderEliminar
  2. eh eh és das minhas :p
    qual diário qual carapuça, o pessoal tem muita piada porque fartam-nos de dizer para curtirmos à brava, mas depois querem que uma pessoa passe montes de tempo agarrada ao pc porque nós demoramos 5x mais tempo a escrever do que eles a ler {apesar de acreditar que há gente que demore 10x mais tempo para nos entender :p}.
    gosto de vir ver as novidades, mas gosto mais de saber que não tens tempo para escrever todos os dias :p
    daqui a três semana tenho uma viagem com o pessoal de erasmus a roma, por tres dias, por isso temos que nos ver :D
    {olha as cucas com inveja da je :p}

    ResponderEliminar
  3. olha a nilce armada aos cucos! quando voltares batemos-te, em italiano para entenderes melhor!
    lol bjinhos

    ResponderEliminar
  4. ana, põe um pouco de gelo ou bebe uns copos, é o melhor para a dor de cotovelo :p

    ResponderEliminar
  5. Quando chegares apita, Nilce! Vemo-nos na Capital. Mas olha que depois eu quero ir a Parma ! :D

    ResponderEliminar
  6. Sabes perfeitamente que se não fosse presa espancava esses cães ao biqueiro...Seria o meu passatempo favorito XD

    ResponderEliminar
  7. penso que vou no dia 12 de novembro, mas vamos ter sempre actividades e uma manha livre {que eu quero aproveitar para ir ao vaticano} mas devemos ter uma noite com os erasmus de roma, alem disso posso dizer-te onde vamos para ver se podes ir lá ter :)
    é só queres vir a parma que tens uma porta aberta e uma mesa posta {mas sem arroz :p}

    ResponderEliminar
  8. Black velvet and that little boy's smile ??

    És mt esperta ;p

    ResponderEliminar