10 de Outubro, 09

Foi um dia longo e produtivo, bastante até!

Depois do almoço estava marcada uma visita guiada por umas zonas de Roma que poucas pessoas conhecem por estão um bocado escondidas, face ao "resto" da cidade.

O primeiro lugar que visitamos foi a Chiesa Basilica di San Clemente al Laterano. O nome é muito complicado, e a história daquilo também, por isso deixo-vos só uma pequena explicação. Não se sabe muito bem o ano de construção da igreja mas sabe-se que é muito muito antiga. São, no fundo, três pisos de igreja (assim trocado por miúdos). Primeiro havia uma igreja que ardeu num incêndio; Metereran-lhe terra por cima e fizeram outra, que foi destruída pelos normandos (se não me engano), depois essa foi mais ou menos recuperada mas ainda assim fizeram a Basilica por cima. Existe ainda um outro piso, ainda mais abaixo, mas não se pode visitar. A história é mais complicada e mete milagres e disputas cristãs e pagãs e depois há romanos chateados mas não vale a pena estar a falar disso tudo agora. O que interessa é que aquilo é realmente impressionante. Tantos anos de história "enterrados" naquele chão... é, de facto, impressionante.

Entretanto visitamos também a Case Romane del Celio. Esta é, crê-se, uma das primeira casas romanas, na altura em que, naquela zona existia apenas o Coliseu, e pouco mais. É uma casa grande que, segundo o que se diz ter sido dos Sts Giovani e Paolo. Depois há várias histórias e várias versões para casa história. Há quem diga que era uma capela, ou uma casa de culto pagã, e há quem diga que era cristã (as gravuras na parede indicam que podia ser tanto uma como outra). Depois, diz que um senhor comprou a casa, e como era bastante aberto no que diz respeito a religiões, manteve ambas "ideologias" da casa, fazendo apenas algumas obras e um jardim. Mais uma vez, posso estar errada, mas foi isto que eu percebi, mais ou menos.

Disto tudo, tenho apenas a dizer que os romanos eram muito baixos porque as portas são todas pequenas. xD

Depois das visitas fomos um bocadinho ao centro de Roma, no zona do coliseu, onde já tínhamos estado a comer pipocas e vinho. (não sei se estão lembradas, mas também não interessa!). Aí comemos pasta e bebemos vinho, claro está - porque a água faz mal! -e depois, eles fizeram questão de nos dar a provar uns pratos tipicamente romanos. Eram bons mas - e eu já estava à espera que fosse qualquer coisa estranha - tinham um aspecto mais ou menos suspeito, pelo que não me escandalizei muito quando nos disseram que aquilo tinha rins, coração e não sei mais que entranhas de animais (:O). Eheeh Eles é que nunca foram a Portugal comer o belo do cozinho com as patas do porco! Isto porquê? Os romanos passaram por tempos de fome negra, como muitos povos, e então não tinham outra forma de se alimentarem senão comer todas as partes dos animais, tão simples como isso. Confesso que a ideia de comer essas coisas me e um bocado avessa, mas em Roma sê romana e eu tinha que provar essas coisas. Eheheh

Depois disso regressei a casa porque tinha combinado uma soirée francesa com os franceses, claro! Saí do metro e fui a casa (entretanto começa a chover um bocado), calcei as botas e vesti um casaco com capuz, e fui outra vez ter ao metro porque eles já lá estavam à minha espera. Mas nisto começa a chover mais e mais e a trovejar quando demos por nós já era a nossa paragem de autocarro e lá fora corria o Tevere, no meia da estrada. Resultado: chegamos a casa do Thibaut completamente encharcados. Quando digo encharcados digo mesmo a pingar e a chapinhar dentro das botas xD. Não foi bonito. O que vale é que quando entramos em casa dele a colega de casa (da Rep. Checa) deu-nos roupinha seca.

Lá fizemos a nossa soirée com crepes e muito álcool. Eu e o Luís, dois portugueses no meio de tantos franceses. Foi muito engraçado! XD

Cheguei a casa, igualmente molhada, por volta das 3h.

NOTA DO DIA: A trovoada em Roma é deveras assustadora!

5 comentários:

  1. Isso é tudo muito bonito mas, ao contrário de mim, parece que o teu belo organismo não resiste sem mácula às condições meteorológicas de Itália. e o que eu quero dizer é: TÁS A FICAR DOENTE E EU BATO-TE SE NÃO TRATARES DE TI PARA TE PÔR BOA!!!
    Capice?

    ResponderEliminar
  2. eu ja tou boa xD nada que um ou dois mojitos nao resolvam xD eheeh

    ResponderEliminar
  3. Pascacia as portas dos romanos eram pequenas para que assim que os visitantes entrassem em casa deles se curvassem em sinal de respeito.
    Aqui, em Portugal, e nos restantes paises que foram outra ora envadidos pelos Romanos, as portas pequenas tambem serviam para que os povos nao romanos ao entrarem em casa se curvassem aos Romanos e as seus Deuses. Visto que não conseguiam fazer com que eles os venerassem entao arranjaram forma de os obrigar a curvarem.

    ResponderEliminar
  4. quand eu te der um biqueiro no cu tb vais andar mto tmpo curvada, mas nao é por cauda das portas!

    stronsa

    ResponderEliminar
  5. Ainda tou pa ver se me vais dar isso ou mts beijinhos?!?!?!

    E tou mais convencida que vai ser a segunda opcçao!!!! Beijos mts beijos.... XD

    ResponderEliminar